Documentário sobre proibição de surf durante a pesca da tainha é lançado
A Tainha e a Onda' traz a posição de surfistas e pescadores sobre o tema.
Sessão será nesta quinta-feira (17), às 20h, com entrada gratuita
Estreia nesta quinta-feira (17), na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), o documentário 'A Tainha e a Onda'. O filme aborda o conflito entre surfistas e pescadores em Florianópolis durante a época da pesca do tainha. A sessão, com entrada gratuita, será às 20h e haverá ainda bate-papo com o diretor.
A proibição do surfe na maioria das praias da capital, entre maio e julho, é o assunto do documentário do diretor Carlos Portella. O conflito entre surfistas e pescadores já chegou a extremos, com agressões mútuas e tiros.
A restrição foi estabelecida pela lei municipal 4601, em 1995, que determina a proibição da prática do esporte em todos os balneários da Ilha de Santa Catarina, exceto na Praia Mole e Joaquina, de 1° de maio a 15 de julho, período de pesca da tainha.
Com 52 minutos de duração, o documentário está focado na questão do confronto, mas vai além, falando da colonização de Florianópolis, da tradição da pesca da tainha e do início da prática do surfe, na década de 1970, principalmente com a chegada de surfistas de outras regiões do país.
O filme traz a opinião de pescadores, surfistas, presidentes de entidades ligadas ao setor, fabricantes de prancha, oceanógrafo, delegado de polícia e antropólogo, estabelecendo um debate sobre o tema.
O diretor Carlos Portella, que também é surfista, decidiu investigar o tema depois de uma temporada na Austrália, quando percebeu que lá, durante a pesca da tainha, pescadores e surfistas convivem pacificamente.
A sessão está marcada para começar às 20h. A entrada é gratuita e, após a exibição do documentário, haverá um bate-papo com o diretor Carlos Portella.
G1 Santa Catarina. Documentário sobre a proibição de surf durante a pesca da tainha é lançado. Disponivel em: https://goo.gl/7YimXv. Acesso em: 23/06/2017