top of page

Atividades propostas para sala de aula

A partir das fontes utilizadas neste site, que são: o documentário, as reportagens de jornais e a galeria de imagens, propusemos três atividades para o professor aplicar em sala de aula com os alunos, cada atividade baseada em uma fonte distinta, para que o professor não precise utilizar essas três fontes em sala de aula. Além de dar a possibilidade de fazer, no mínimo, três atividades sobre o tema do site, cada uma relacionada a uma fonte. As atividades propostas estão relacionadas a um tipo de fonte especifica, seja o documentário, ou a galeria, ou os jornais, mas fica a critério do professor utilizar sua imaginação e usar ou não essas nossas propostas, ou até utilizar as propostas em ordens diferentes das que nós propusemos. 

Propostas de atividades a serem realizadas em sala de aula:

 

  1. Fonte utilizada pelo professor: site “O mar é para quem”, e as matérias de jornais disponíveis   neste site. 

Carga horaria necessária: 5 h/a

Série recomendada: 9º ano do ensino Fundamental ou 1ª ano do ensino médio

Em um primeiro momento o professor apresentará o site para os alunos e irá contextualizar o assunto em sala de aula, além de explicar a importância do estudo da história local em sala de aula. Em um segundo momento professor irá explorar mais profundamente a fonte que o site disponibiliza, relacionada as matérias de jornais, podendo se utilizar de outras matérias também que ele encontrar e que ache relevante.

Atividade Proposta: O professor irá propor aos alunos que façam em casa uma resenha crítica - cronológica sobre o tema, observando o site. Que os alunos façam uma cronologia com as datas dessas matérias, ou seja, façam uma resenha sobre o desenrolar desse assunto em um contexto histórico-temporal seguindo as matérias de jornais que o site disponibiliza, demonstrando assim a “quantas anda” o problema entre surfistas e pescadores atualmente.

  2. Fonte utilizada pelo professor: site “O mar é para quem”, e as matérias de documentários disponíveis   neste site. 
Carga horaria necessária: 6 h/a
Série recomendada: 1º ano do ensino médio ou 2ª ano do ensino médio

Após a apresentação do documentário, o professor deve apresentar aos alunos que o importante não é analisar o documentário (por mais que seja muito bem documentado) como "espelho" da realidade ou como "veículo" neutro das idéias do diretor, mas como o conjunto de elementos, convergentes ou não , que buscam encenar uma sociedade, seu presente ou seu passado, nem sempre com intenções políticas ou ideológicas explícitas. Essa encenação fílmica da sociedade pode ser realista ou alegórica, pode ser fidedigna ou fantasiosa, pode ser linear ou fragmentada, pode ser ficcional ou documentada. Mas é sempre encenação, com escolhas predeterminadas e ligadas a tradições de expressão e linguagem cinematográfica que limitam a subjetividade do diretor, do roteirista, do diretor, do ator (entrevistado). É nessa tensão que se deve colocar a análise historiográfica.
proposta de atividade
Pedir para os alunos que encomendem em casa um documentário em formato de vídeo que apresente um conflito que acontece na sua cidade entre diferentes tipo de grupos ou até mesmo entre grupos que apõem a mesma causa ou problemas que possam afetar a cidade, um exemplo do documentário foi apresentação do tema "a pesca da tainha pode acabar na ilha" onde conscientiza os moradores sobre esse futuro problema.

  • A atividade deve ser trabalhada em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Dar um prazo de uma semana para os alunos apresentarem uma parte do trabalho e mais uma semana para apresentar ele finalizado.

  • O professor deve avaliar o método áudio visual apresentado de uma forma que o documentário tenha apresentado o requisito mínimo e tenha sido compreendido                      

 

   3. Fonte utilizada pelo: site "O mar é pra quem", e as fotos e imagens colocadas na galeria do site.

Carga horaria necessária: 4 h/a

Serie recomendada: 8ª a 9ª ano do ensino Fundamental.

Na primeira parte da atividade o professor deve explicar claramente a importância das imagens e suas relações com o passado dos nativos da ilha, tanto os pescadores quanto os surfistas. Adentrando a questão do conflito ele devera propor para os alunos se utilizarem das fotos e elaborarem uma atividade.

Atividade Proposta: Com base nas imagens disponibilizadas na galeria do site, devem ser formados grupos de 4 alunos. Os mesmos devem escolher 1 imagem por grupo, e realizarem uma resenha partindo do ponto de vista deles, devem buscar refletir o contexto da imagem e debaterem entre si sobre o conflito ao relacionarem com as fotos escolhidas da galeria. Devera ser avaliado a capacidade critica e argumentativa de cada grupo.

   

O Mar é para Quem ?

bottom of page